PERDER PESO SEM UMA DIETA É MAIS DO QUE POSSÍVEL

O termo dieta está sempre relacionado com penitência. Estamos habituados a ligar uma perda de peso à restrição calórica que uma dieta implica, e é em parte verdade que os quilos na balança diminuirão se a energia que colocamos no nosso corpo também diminuir; matemática pura e simples.

Contudo, as dietas são normalmente insustentáveis ao longo do tempo, como todas aquelas actividades que não gostamos de fazer. Resistimos à sua prática contínua no tempo porque detestamos dedicar horas e energia a algo de que não gostamos. Isto explica a importância da elaboração de um plano alimentar que não só satisfaça as nossas necessidades, mas também tenha de ser adaptado aos nossos gostos.

Desfrute das suas refeições

A introdução de todos os tipos de alimentos que apreciamos na nossa dieta garantirá o nosso sucesso. Mas mais do que dietas, o que parece ser o pior castigo que os nossos pais nos dariam depois dos nossos erros, falemos de mudar os nossos hábitos. Sabendo que podemos comer tudo, nas porções certas e no momento certo.

A adesão ao plano alimentar é a chave para atingir os seus objectivos e a forma mais eficaz de o conseguir é desfrutar do que pomos na boca, pode comer rico mas saudável. Descobrirá que com o tempo não vai querer comer doces ou fast food porque se vai sentir óptimo e ter altos níveis de energia.

Aprenda a alimentar-se

A educação alimentar é um pilar básico que pode ajudar a melhorar a composição corporal das pessoas, que é realmente o que todos nós procuramos. Um aumento da massa muscular e uma diminuição da camada de gordura, que é erroneamente chamada tonificação.

Para tal, aumente a sua ingestão diária de proteínas e escolha se quer aumentar a gordura e diminuir os hidratos de carbono ou vice-versa. A chave é manter uma quantidade suficiente de proteínas de alto valor biológico, ou seja, aquelas com aminoácidos essenciais na sua composição. Um exemplo claro é o ovo, é uma proteína completa que lhe dá tudo o que precisa para além de muita saciedade que lhe permitirá reduzir os seus níveis de ansiedade entre as refeições incorporando-o como um lanche!

Após esta informação, esqueça as dietas milagrosas e comece a aprender a comer de modo a que a sua silhueta informe durar mais do que uma operação pós-bikini.

Mais mercado e menos supermercado

Aposte nas refeições tradicionais da sua avó que eram feitas a partir de alimentos naturais colhidos no campo: tubérculos, legumes, cereais, verduras… todos eles são a base da sua dieta.

Não construa a sua dieta com produtos ultra-processados que são carregados com gordura, açúcar e aditivos. Aposte no comércio local que para além de contribuir para a sua economia local, estará a poupar muitas visitas desnecessárias ao médico.

Se fizer compras no supermercado, nunca se esqueça de ler os ingredientes dos produtos. Não se deixe enganar pela indústria ou deixe que o ambiente obesogénico em que vivemos o influencie.

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